30.1.10

Ordem Militar TORRE E ESPADA

No dia 25 de Julho do ano 2000 comemorou-se, na cidade de Lamego, o Dia do Exército, com as presenças do Presidente da República, Primeiro Ministro, vários Ministros e deputados, Presidente da Câmara Municipal de Lamego muitas altas e conceituadas individualidades estrangeiras, nacionais e locais. Foi um dia inesquecível para a população da cidade e, em particular, para o CIOE.
Para o CIOE foi um dia de festa porque entre as 17 condecorações entregues na cerimónia, ao CIOE foi atribuído o título honorário da ORDEM MILITAR DA TORRE ESPADA, DO VALOR, LEALDADE E MÉRITO.
Embora para os mais desconhecedores da realidade, esta seja mais uma condecoração da unidade militar - CIOE -, para nós, homens dos "CAÇADORES ESPECIAIS", das "OPERAÇÕES ESPECIAIS" e das Companhias de "COMANDOS" - que aqui se formaram, esta distinção é muito especial.. Para nós ela significa o profundo sentir e reconhecimento do país a todos aqueles que com o seu esforço, dedicação e generosidade cumpriram as mais diversas missões que esta amada Pátria lhes solicitou - tanto na guerra como na paz. E, sabemos bem, porque o temos sempre presente no nosso pensamento, o quanto o cumprimento de algumas destas missões nos custou. Não só pelas dificuldades vencidas, mas pelos feridos, pelos estropiados e, fundamentalmente, pelas vidas daqueles que tombaram, para sempre, na instrução e no combate.
É caso para dizer que o CIOE, o seu comando, os seus militares e todos aqueles que ao longo da sua existência têm contribuído, de algum modo, para o seu prestígio, estão de parabéns. (in blogue do CIOE )

Sem comentários: